Módulo 11- Técnologias Audio-Visuais

A camara de video

Uma câmara de vídeo é um objecto que já utilizamos há bastante tempo, para recordar momentos importantes, ou que nos digam algo.
Este objecto tem a capacidade de captar imagens em tempo real, mas não capta só imagens, tem a enorme capacidade de registar todos os movimentos e sons que estão á sua volta e que consegue alcançar.
Para as câmaras de filmar conseguirem captar esses movimentos, são necessários milhares e milhares de fotografias para que se obtenha o resultado esperado (movimento). Conseguem-se mais ou menos tinta fotografias por segundo o que é um bom resultado.
As fotos têm a capacidade de se movimentar mais rápido do que o olho humano e então temos a sensação de movimento. Mas esta finalidade de trinta fotografia não é utilizada para todos os casos. Existem câmaras de vídeo com mais capacidade, maior tecnologia, e consegue atingir mais ou menos mil fotografias por segundo, o que é óptimo.
A câmara foi muito importante, tanto para as pessoas que queriam recordar baptizados, casamentos, etc, como para a história do cinema .
Não observamos só a imagem pelo monitor da câmara em si, mas também por um monitor de computador ou numa televisão se estiverem ligados de alguma forma, a câmara atingiu um ponto muito alto na tecnologia porque é possível ter muita facilidade com isto tudo.
Temos um botão para proceder com a filmagem, um botão que se pode parar a filmagem, e um botão para acabar de filmar. Também temos um factor que nos indica quantos minutos tem a nossa filmagem.

Composição e Montagem

A edição está diretamente relacionada ao tempo. Para um filme curto, editar geralmente leva pelo menos o dobro do tempo gasto para filmar. Para um filme longo, até três vezes mais o tempo de filmagem.Um filme tem muitos cortes – a maioria deles tem de seis a dez cortes por minuto. Em um curta-metragem de 15 minutos, serão realizados quase 100 cortes. Isso sem contar as edições exclusivas para som, que implicarão um outro número de cortes.Panorâmicas e travellings óbvios não correspondem aos movimentos naturais do olho. É como separar o olho do resto do corpo.
Não se deve usar a câmera como uma vassoura! A advertência de Bresson é muito útil porque nos faz pensar sobre a maneira como o fotógrafo compõe seus planos, os movimentos que faz com a câmera, a utilização do zoom e a escolha dos ângulos. Também levanta a questão da presença da câmera.Quando vemos um filme caseiro, feito por um amador, era geral notamos o uso excessivo do zoom, a falta de estabilidade da câmera, os saltos e as panorâmicas rápidas demais entre um plano e outro, que não dão tempo para que o espectador perceba o que está vendo. Essas falhas são bastante comuns.O tempo de uma cena na tela é diferente do tempo (subjetivo) da pessoa que está filmando a cena. O olho e o cérebro de quem filma absorvem a informação da cena muito mais rapidamente do que a platéia, podendo resultar em planos curtíssimos, movimentos vertiginosos, frustração e inclusive náusea quando o filme é mostrado.A plateia precisa de tempo para reconhecer os imagens, absorver a informação e refletir sobre ela. A enxurrada de imagens e a montagem rápida característica dos videoclipes tem mais a ver com a estimulação do nervo óptico e a excitação de certos áreas do cérebro do que com a compreensão e a reflexão que o filme documentário busca promover.Não use a câmara como uma vassoura, diz Bresson, referindo-se às panorâmicas que varrem a cena, não permitindo que se veja os detalhes. E poderíamos acrescentar, não use o zoom como um trombone, aproximando-se e afastando-se da cena depressa demais, mudando constantemente a relação com o sujeito.O fotógrafo precisa estar sempre atento ao ‘tempo de tela’, esteja ele usando um tripé, um dolly ou com a câmera na mão. Isto é especialmente importante quando estamos tentando filmar de modo a não chamar a atenção para a presença da câmera.

‘Presença da câmara’ quer dizer ‘presença do realizador’. Essa questão da invisibilidade da câmera (realizador) teta sido um ponto de discussão e polêmica desde os primeiros tempos do documentário. Num certo sentido, estamos sempre conscientes da presença da câmera, mas, dependendo da ‘maneira’ como filmamos, pedimos à plateia que esqueça isso. Embora seja mais comum que o realizador permaneça invisível, alguns realizadores preferem acentuar a presença da câmara e da equipa. Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado – seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador,em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do director ou, em alguns casos, do produtor.

Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original docinema , aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem  diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tais como a poesia ou o romance.

A conecticidade

A conectividade é uma forma de alguns factores se conectarem.

Quando queremos estar interligados com alguma coisa é preciso ter uma relação e uma ligação para que isso seja possível.

A conectividade forma-se através de uma rede de ligações que tornam possível um acesso para enviar alguma coisa e também receber.

Da conectividade faz parte: O Bluetooth, infravermelhos, SMS, etc.

A conectividade que nos falta é fruto de uma vida corrida, absurda e irracionalmente competitiva, mas também de uma cultura hipócrita, cujas crianças são educadas para se darem bem sempre, a despeito do que façam, desde que pareçam socialmente admiráveis e respeitáveis. Esmeram-se na arte da esquiva e dissimulação, mais do que na conectividade.

 Estúdio

Um estúdio de gravação é um espaço que é destinado precisamente para aquilo, ou seja, gravar sons. Este espaço é utilizado especialmente para isto mas também para um único objectivo, conseguir aceder á difusão sonora, aos baixos níveis de reflexão reverberação adequada, etc.

Existem vários tipos de estúdios que são destinados a coisas diferentes que acabam por ter o mesmo objectivo.

São utilizados para as bandas gravarem, para fazer dobragens, para obter sons para filmes, para gravar qualquer tipo de som. No estúdio tem o espaço onde gravam os sons, e no mesmo espaço mas um pouco mais afastado do local onde se grava os sons, estão todos os instrumentos necessários para a gravação desse mesmo som.

 

Funções da Camâra

As câmaras de vídeo modernas são fáceis de utilizar, graças à separação funcional das partes da câmara e dos respectivos controlos, mesmo que hoje em dia nem todos pensem isso, qualquer  aparelho que seja “inventado”, é muito complicado de utilizar. Os controlos da camara de video são divididos em controlos, ou seja os controlos on-off, o zoom,  a reprodução. Estes controlos menos necessários poderão ter botões sob o painel LCD ou ser acedidos em menus no ecrã LCD.Existem controlos que  são menos utilizados, como o controlo dos efeitos especiais, aqueles que estão escondidos sobre o ecrã LCD. Algumas câmaras têm também alguns conectores aqui escondidos, como também podem ter aqui um microfone. As funções são bastante variadas, todas as camaras vêm com funções multiplas e que  difere de camara em camara , conforme a sua capacidade. O controle de exposição automática funciona bem em situações em que os níveis de luz são razoavelmente bem distribuídos pela cena. Se a luz varia muito ao longo da cena, é melhor usar o flash de preenchimento ou a trava de exposição. A maioria das câmaras digitais tem um flash embutido, enquanto outras têm uma conexão para flash externo (geralmente mais potente) se houver a necessidade. Flashes embutidos costumam ter três ajustes: automático, ligado e desligado. Esse controle é feito por um interruptor na câmera ou pelos menus de tela. A maioria das pessoas deixa sempre o flash ajustado para o automático. Quando você pressiona o botão à meia-força, a câmera verifica a iluminação e mostra se o uso do flash será necessário ou não. O flash “ligado” sempre dispara, e a câmera ajusta a exposição de maneira a compensá-la. Isso é útil se o objeto da fotografia está perto de você, mas quando o inverso acontece o uso do flash resulta em uma imagem subexposta.

 

Microfone para camâra

É extremamente conveniente, e pode caber na bolsa menor câmara com facilidade. O som é fantástico, também. É claro e sua direccionalidade torna estelar. Você pode gravar o som do grupo ou indivíduo – é demais!
O recurso de “hot shoe” não funciona com todas as filmadoras Sony então você precisa verificar. Infelizmente, essa integração não é possível com todas as câmaras. No caso da sapata não ligar o microfone, você terá que usar uma bateria, que é uma dor, porque vai precisar ser ligado / desligado independente da câmara. Globalmente, este é um microfone muito bom para muitas filmadoras Sony. O som é fantástico, mas este microfone não funciona com todos os modelos e todos os calçados quentes. Você pode ter que colocar uma bateria, acrescentando peso, bem como problemas. Um microfone de lapela pode ser uma excelente escolha se você planeja entrevistar pessoas para um documentário ou mesmo para um filme caseiro. Lavaliere microphones clip onto the shirt of an interview subject and filter out some of the ambient noise in the room making for a much more professional video. Microfones de lapela clip para a camisa de um entrevistado e filtrar algumas das ruído ambiente na sala para fazer um vídeo mais profissional.

Monitor de video

O monitor de vídeo faz parte da câmara. Serve ara visualizar imagens captadas pela câmara, de uma forma segura. Em termos de tecnologia o monitor de vídeo está bastante avançado. É um circuito fechado de televisão e cctv, ou seja , o sistema de câmara de segurança vai enviar um sinal para o gravador de vídeo e também para o monitor .Quando se gravava qualquer coisa os monitores utilizados eram quase sempre monitores em miniatura. Os mais velhos, Äútube, digite UA televisão do monitor de vídeo da câmara e da câmara de vídeo analógico, trabalha com vídeo em termos de, Äúlines de resolução., União Africana sem ficar excessivamente técnica, a qualidade destas apresentações foi muito menor do que hoje, AOS Plasma típico, LCD ou LED monitor de vídeo da câmara uma vez que o tubo projecta a imagem em alternância, Äúlines., hoje União Africana a imagem é formada por pixéis, extremamente pequenos pontos ou quadrados que pode proporcionar uma maior resolução (ou melhor), e, portanto, muito imagem de alta qualidade de exibição.

O monitor é o componente de maior utilização, uma vez que é usado para exibir o vídeo ao vivo ou gravadas de uma forma ou de outra.
Os três tipos de monitor mais utilizados da câmara de hoje o LCD é o mais prevalente, ou seja o mais utilizado, o que domina nessa área. O monitor deve ter a capacidade de exibir usando os conectores de saída para o sistema.

Protocolos de Comunicação

O  protocolo de comunicação é um conjunto de convenções que rege o tratamento e , especialmente, a formataçãodos dados num sistema de comunicação. O protocolo de comunicação é um estudo a todas as formas de comunicar.O protocolo de comunicação mais antigo é o protocolo da linguagem falada, são pelo  menos duas  pessoas que transmitem sons audiveis. As pessoas que têm deficiência em ouvir  ou seja, os surdos, não têm nenhum tipo de protocolo de comunicação. Os principais objetivos de um protocolo é cuidar do endereçamento e garantir a integridade das informações.

Sincronização

A sincronização é aquilo que deve prover acesso a todas as linhas de execução dentro dos limites do recurso limitado, de modo que todas tenham tempo finito de espera (não ficarão em espera infinita). No caso de acesso a uma porção de dados, as leituras e escritas realizadas devem ocorrer de modo a preservar a consistência. Entre os mecanismos que provém sincronização podemos citar os semáforos e mútua que definem regiões. Sincronização é útil em programas com multitarefa  para manter a consistência de dados usados por diversas linhas de execução, em sistemas distribuidos para controlar o acesso de diversos nós a um recurso limitado e bancos de dados para escalonar adequadamente acessos concorrentes à base.

Voz-Off

A voz é um dos elementos mais importantes da narrativa fílmica. Na linguagem audiovisual, a voz pode intervir de duas maneiras distintas: através da narração ou do diálogo. Enquanto que os efeitos sonoros pontuam a acção, a voz transmite-nos a história da acção.

Voz In e Voz Off

A distinção entre estes dois tipos de vozes prende-se com a presença ou não da personagem no campo da imagem. A voz in é a voz de qualquer elemento que se encontre dentro do campo visual. Por exemplo, o diálogo dos actores em cena.

A voz off é proferida por alguém fora do campo visual em questão. Identificamos-lhe três funções:

-Contextualização, como é o caso dos documentários;

-Reflexão Interior, o monólogo do pensamento de uma personagem;

-Criar situações imaginárias.

Tripé

Tripé é um aparelho portátil de 3 pés ou escoras, sobre o qual pode assentar uma máquina fotográfica, uma câmara, uma prancheta, ou outro objecto. O objectivo fundamental do tripé é ser o suporte fundamental para uma máquina fotográfica, ou algum equipamento de iluminação. O tripé serve para segurar a máquina mas com o objectivo de segurar bem a câmara para que não acontecem imprevistos. Uma pessoa que esteja com uma máquina na mão consegue segurá-la bem, mas com um tripé evita de a fotografia ficar tremida ao ponto de a estragar. Não é qualquer pessoa que sabe trabalhar bem com um tripé pois este trabalho implica, concentração, suavidade, etc. Isto tudo para evitar que haja estragos nas fotografias ou no videio, porque o tripé também serve para segurar câmaras de vídeo. Todos os movimentos têm de ser feitos com cautela.

Temos sempre de optar por um suporte fixo para não corrermos o risco do nosso tripé não cair.

Suportes de Gravação

Os suportes de gravação são todos os objectos que são capazes de guardar informação como fotografias, contactos, textos, trabalhos, como muitas outras coisas.

Aqui mostro uma lista de alguns suportes de gravação :

– Cartão de memória.-

– Blu-ray DISCS.

– Unidades Flash USB.

– CDS e disquetes.

– DVDs.

-DVD8cm.

– Cassetes para câmara de filmar.

– Suportes Audio.

– Pilhas e carregadores.

– Pen.

Estes elementos todos que estão na lista são todos suportes  de gravação, servem para gravar o que queremos.

Sonoplastia

A sonoplastia é a forma mais eficaz de se comunicar pelo som, ou seja, abrangendo todas as formas sonoras, como música, ruídos, pessoas a falar. Através destes sons todos a sonoplastia consegue estabelecer uma linguagem através da comunicação pelo som. Este é um termo exclusivo da língua portuguesa que surge na década de 60. Todo o som utilizado em uma construção sonora audiovisual tem o objectivo de ilustrar/destacar movimentos ou acções que ocorrem na sequência de uma cena, diálogo, locução, etc. A montagem do áudio na sonoplastia pode conter elementos que reforcem a naturalidade do que está ocorrendo, ou fazer com que o receptor tenha uma percepção diferente do que seria o som natural daquela acção.

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